sou pobre, porém honrado! Seu Madruga

Séries

Chespirito
História do programa, roteiro e personagens

Primeira fase (1971 a 1972)

Abertura do Programa ChespiritoGraças a seus roteiros para radionovelas e programas de televisão, Roberto Gómez Bolaños ficaria muito conhecido no meio artístico mexicano, até que, no final dos anos 60, ganha a oportunidade de escrever e atuar em um programa próprio no canal 8, onde inaugura suas duas primeiras séries: El Ciudadano Gómez e Los Supergenios de la Mesa Cuadrada.

Neste primeiro momento, como companheiros de cena, teve Rubén Aguirre, com quem trabalhou desde que era roteirista; Ramón Valdéz, o qual foi convidado por Bolaños por suas qualidades de ator cômico; e Maria Antonieta de las Nieves.

Chespirito y La Mesa CuadradaEm 1971, após a gravação do 13º episódio de Los Supergenios de La Mesa Cuadrada, o programa passa a se chamar Chespirito y la Mesa Cuadrada, e, logo em seguida, Chespirito.

Foi no programa que levava o seu nome que Chespirito chamou a atenção da crítica televisiva, ganhando cada vez mais espaço para cunhar personagens e bordões que viriam, em poucos anos, a ser reconhecidos internacionalmente.

Tal foi o sucesso de dois de seus quadros - Chaves e Chapolin Colorado -, que, a partir de 1973, com a fusão do canal 8 com o Telesistema Mexicano e a consequente formação da Televisa, a emissora decidiu dar-lhes características de seriados independentes, culminando no final da era clássica do programa Chespirito.

Segunda fase (1980 a 1985)

Programa ChespiritoEm 1980, tem início um repaginado programa Chespirito. Os medalhões da Televisa Chaves e Chapolin Colorado deixam de ser programas independentes e passam a constituir, como no início, um programa ao lado de outros quadros como Doutor Chapatín, Chómpiras e Pancada.

O elenco já não contava mais com Carlos Villagrán e Ramón Valdéz, que deixaram o grupo em 1979 para protagonizar programas humorísticos na Venezuela. Ganha importância a atuação de Raúl Padilla, cobrindo, em Chaves, a lacuna deixada pelo Seu Madruga ao interpretar o carteiro Jaiminho, que passa a morar na vila.

Em 1982, o ator Benny Ibarra é convidado para participar de vários esquetes. Nos anos seguintes, diversos atores passam a integrar o elenco do programa, sendo dois deles filhos de Chespirito: Roberto Gómez Fernandez, em 1984, e Paulina Gómez, em 1990.

Com o natural desgaste e envelhecimento do elenco, os esquetes de Chaves e Chapolin Colorado são encerrados em 1992, deixando quase todo o espaço para o quadro Los Caquitos.

O programa é definitivamente encerrado em 1995, após quase três décadas de presença ininterrupta de Roberto Gómez Bolaños na televisão.