eu prefiro morrer do que perder a vida! Chaves

Episódios

Especial: Chaves em Acapulco


As praias e o hotel de Acapulco são cenários mais do que especiais para os fãs de Chaves. Mesmo entre os não-aficcionados, é raro encontrar alguém que nunca tenha assistido ao episódio, considerado por muitos o mais engraçado de todos.

A sequência, gravada em 1977, é formada por três episódios: 'Vamos todos a Acapulco', mais as duas partes de 'Os Farofeiros', as quais efetivamente se passam no lindo litoral mexicano e terminam com a emocionante composição Boa Noite, Vizinhança.

Vários motivos tornam esta sequência especial. O principal, e mais comovente, é que, em praticamente uma década de gravação ininterrupta do programa, foi apenas em Acapulco que o elenco principal do programa atuou por completo.

Mas você se lembra de como a turma foi parar em Acapulco? Caso ainda esteja pensando, lembrará da próxima vez que precisar limpar um objeto de prata. Isso mesmo! A aventura começou quando Chiquinha, empolgada com a possibilidade de faturar uma promoção em que o prêmio era uma viagem a Acapulco, comprou um limpador de objetos de prata.

Dona Clotilde, ao saber que sua paixão iria para Acapulco, tratou de arrumar as malas. "Eu vou a Acapulco tomar banho de mar!"

E claro, se 'a gentalha vai a Acapulco, de marra nós também vamos!'. O Professor Girafales.

O último a embarcar nesta viagem foi o dono da vila. Ao saber que todos os seus inquilinos haviam viajado, Sr. Barriga achou por bem tirar umas merecidas férias.

O hotel do Chaves em Acapulco

O Hotel Continental Acapulco - atualmente, Hotel Emporio Acapulco - não foi escolhido por acaso. Na época, o negócio era propriedade da Rede Televisa, produtora das séries, e torná-lo cenário das aventuras da turma ajudaria a promovê-lo grandiosamente.

O empório conta com três piscinas abertas, sendo uma delas, considerada a maior piscina de água doce do mundo. Conta ainda com spa, sauna, jacuzzi, serviço de câmbio, médicos de plantão e segurança especializada. "E nós vamos comer?" Claro que sim, Chavinho! O hotel, que desde a época conta com nada menos do que quatro restaurantes, oferece o melhor da comida mexicana.

Mistérios da dublagem: Acapulco ou Guarujá?

Algumas curiosidades cercam a a versão brasileira da saga da turma em Acapulco. A menos perceptível é a troca da dubladora da Chiquinha do primeiro para os demais episódios. Na primeira parte, dublada em 1984, quem dá voz à menina é Sandra Mara de Azevedo. Na duas seguintes, dubladas em 1988, Cecília Lemes ocupa seu lugar.

Da mesma forma, a adaptação sofreu algumas alterações nos diferentes lotes. Enquanto no primeiro a turma menciona Acapulco como destino da viagem, no segundo os personagens dizem Guarujá para se referir à praia e São Paulo em referência ao cortiço.

Chapolin em Acapulco

Menos conhecido do que a saga da turma do Chaves em Acapulco é o episódio em que o Chapolin Colorado aparece na praia.

Também gravado em 1977, o episódio contou com todos os integrantes do elenco principal daquela época, contando ainda com uma participação de Jorge Gutiérrez Zamora, narrador das aberturas da séries no México.

O história se dá em torno de uma gravação de cinema. Cansado do assédio dos fãs, o ator Chato-Resto, que interpreta ao Chapolin Colorado, abandona as filmagens.