matei o morto!
Chapolin Colorado

Episódios

Episódios Perdidos

Chamada do SBT anuncia exibição de episódios perdidos. Emissora utilizou a curiosidade dos fãs para desenterrar episódios.

Você com certeza já ouviu a expressão 'episódios perdidos'. Ela é utilizada pelos fãs em referência a capítulos de Chaves e Chapolin Colorado que foram exibidos no SBT até o início dos anos 90 e foram engavetados.

O sumiço intrigou por muito tempo os fãs, que cobravam explicações da emissora. O SBT, no entanto, negava esconder episódios.

Várias hipóteses chegaram a ser levantadas, como uma suposta censura que teria vetado episódios mais violentos ou a possibilidade de um alagamento no arquivo da emissora ter danificado boa parte do acervo.

Em 2003, no entanto, a emissora paulista realizou uma remasterização em seu acervo. Naquele ano, oito episódios de Chaves que constavam na lista de desaparecidos foram ao ar sem nenhum anúncio anterior:

Os fãs, ávidos por mais novidades, questionaram a emissora de forma massiva nas comunidades e fóruns de discussão, mas o SBT não negou nem afirmou ter mais episódios em igual situação.

No ano de 2006, foi a vez de Chapolin Colorado trazer boas novidades aos fãs. Depois de um longo período fora do ar no SBT, vieram a ser exibidos, entre aquele ano e 2008, nada menos que 43 episódios nunca exibidos do Vermelhinho.

Ainda no mesmo ano, no mês de maio, Chaves passa a ser exibido nas madrugadas e tem um episódio recuperado: "A máquina fotográfica" (1977) - onde o curioso cenário do parque ao lado da vila aparece.

Uma resposta oficial

Em julho de 2011, durante o Festival SBT 30 Anos, o SBT resolveu finalmente se pronunciar sobre o mistério dos episódios perdidos. Em uma entrevista, o diretor de planejamento de programação Murilo Fraga, afirmou que a emissora possuía, mas não exibia certos episódios simplesmente porque eram semelhantes a outros.

Como sabemos, Chespirito se notabilizou por fazer várias versões diferentes para uma mesma história. Por exemplo, somente durante a era clássica de Chaves, foram produzidas três versões da sequência em que as novas vizinhas se mudam para a vila. O SBT sempre teve todas, mas limitou-se a exibir apenas a mais nova, com Regina Torné e Ana Lilian de la Macorra.

Em agosto do mesmo ano, outros nove episódios de Chaves foram recuperados:

Episódios Semelhantes

Entre janeiro e fevereiro de 2012, o SBT transmitiu 59 episódios semelhantes de Chaves. Por esta razão, estes capítulos deixaram de ser considerados perdidos, mesmo não sendo mais exibidos desde então.

Em 2012, o SBT mandou dublar na Dubrasil/RioSound 14 episódios inéditos de Chaves. 9 episódios foram redublados para uma padronização. Pegando como exemplo a saga do festival da boa vizinhança, cuja última parte era inédita até janeiro de 2014: para que não ficassem 3 partes com uma dublagem e a quarta parte com outra, o SBT mandou redublar as 3 primeiras partes e assim a saga inteira ficou com a mesma dublagem.

Perdidos Mundiais

A partir de meados da década de 70, a Televisa começou a exportar as séries para outros países latinos. O primeiro foi a Guatemala, em 1976, seguido por Equador, República Dominicana e Porto Rico.

Como o catálogo de episódios era renovado periodicamente mediante acordos entre a Televisa e retransmissoras ao redor do mundo, alguns capítulos simplesmente deixaram de ser exibidos ao longo dos anos.

Há dois exemplos icônicos do caso dos perdidos mundiais. Em Chaves, a primeira parte da saga "Um astro cai na vila" - episódio com a participação especial do galã Hector Bonilla. Você já havia notado que o episódio transmitido começa abruptamente? Pois é. Existe uma primeira parte que não é mais distribuída pela Televisa, e até onde se sabe, nunca estreou no Brasil.

O mistério chegou ao fim em 2011, quando o fã porto-riquenho Reniet Ramirez encontrou a primeira parte da sequência em seu acervo pessoal.

Em Chapolin Colorado, o caso mais difundido é sobre a parte final da sequência "Os Piratas". Sabe-se que a saga, composta por três capítulos, foi exibida em sua totalidade na temporada de 1975, mas misteriosamente, a Televisa deixou de reprisar e distribuir mundialmente a terceira parte, que é anunciada no final da segunda parte por Florinda Meza.

Exemplos do tipo não faltam. Até o momento, sabemos que 39 episódios de Chaves e 36 de Chapolin Colorado não são mais reprisados e distribuídos pela emissora mexicana.